Yahoo Answers is shutting down on 4 May 2021 (Eastern Time) and the Yahoo Answers website is now in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.

Como um trem faz curva?

Procurei por vídeos no youtube, mas não achei nada, se alguém me indicasse um vídeo explicando como um trem faz curva.

Update:

Talvez tenha me expressado mal. O que procuro é a física envolvida no momento em que o trem faz a curva, sabendo que a roda interna tem que girar menos que a roda externa para compensar a diferença da curvatura, como essa diferença e compensada, já que as duas rodas do mesmo eixo giram na mesma velocidade, pq a roda externa não é arrasta no momento da curva.

Update 2:

Não é tão simples assim, sei que as rodas do trem, na banda de rodagem, possuem uma curvatura cônica, imperceptível a olho nu, que tornam o diâmetro da roda maior na face interna e menor na face externa. Com isso, surge a diferença de diâmetro necessária, em termos, para compensar a diferença de distância a percorrer no trilho interno da curva em relação ao trilho externo. Mas gostaria de mais detalhe ou um vídeos mostrando como funciona.

9 Answers

Rating
  • 6 years ago

    Nenhuma resposta acima está certa. Uma resposta correta dada por um usuário que entende do assunto, numa pergunta do mesmo teor desta no Y!R, pode ser vista no seguinte link:

    https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20...

  • 7 years ago

    Sua pergunta é MUITO instigante!Tem que haver um ESCORREGAMENTO entre rodas e trilhos, já que os vagões NÃO POSSUEM um diferencial.A roda EXTERNA da curva, deve ser FREADA e a roda INTERNA acelerada, por conta da RIGIDEZ do eixo de aço, que une as duas rodas.A situação só é um pouco amenizada, porque os RAIOS das curvas ferroviárias são GRANDES, o que minimiza o problema.Seria interessante, COMPARAR o desgaste de trilhos, em curvas e em linha reta, desgaste NÃO provocado pela força centrípeta e sim pela FALTA do diferencial.

  • 7 years ago

    O trem não faz curva, são os trilhos que determinam a direção que o trem irá seguir pois o mesmo não tem volante e nem câmbio, possui somente freios e acelerador. Com relação a banda de rodagem cônica das rodas não é para auxiliar o trem a fazer curvas e sim para neutralizar uma tendência que o trem possui (Hunting Oscillation) quando, a partir de uma certa velocidade, inicia um movimento de oscilação lateral, ou seja, o trem oscila de um lado e depois para o outro afetando a sua estabilidade em deslocamento e o que evita o mesmo não descarrilar são as bordas internas das rodas que sendo maiores mantem o mesmo nos trilhos. Porem, como escrevi a banda de rodagem cônica neutraliza o efeito de oscilação lateral, caso fosse reta a oscilação iria aumentar cada vez mais até que atingindo a chamada "frequenciia de ressonância", onde a partir daqui se perde o controle do efeito que culminará com o descarrilamento do trem. É interessante colocar que as estradas de ferro na sua maior parte são uma linha reta e quando tiver curva ela se faz de uma maneira bem suave, uma curva bem aberta, que geralmente nem sentimos o seu efeito. Nas curvas mais acentuadas são feitas em baixa velocidade e a diferença de rotação entre a roda interna e a externa na curva irá existir pois são ligadas por um eixo rígido, então teremos um "escorregamento" de uma delas e por isso poderia explicar que toda curva acentuada é inclinada para dentro da curva de modo a concentrar o peso do trem e auxiliadas pelas forças que agem no momento da curva, na roda externa à curva para que a roda de dentro possa "escorregar".

  • 7 years ago

    (H.B.) Vamos abordar o assunto de forma suscinta.

    Reparou que em uma Ferrovia (ou numa Rodovia) o bordo externo (lado de fora da curva), geralmente está mais alto que o bordo interno ?!?

    É a chamada "Super Elevação" (depende da velocidade de projeto da Via) ou seja, é a inclinação transversal que se dá às pistas (e às plataformas de terraplenagem...) para agregar segurança à trajetória do veículo na curva.

    Veja alguns Esquemas de Forças (atuantes) em um corpo num plano inclinado no link abaixo:

    https://www.google.com.br/search?q=corpo+num+plano...

    (Devem ser consideradas ainda, as reações do movimento longitudinal do trem = deslocamento)

    O trem está "confinado" nos trilhos que o conduzem através da Linha Férrea, que representam (os trilhos) um vínculo estável ao deslocamento da composição ferroviária...

    É claro que outras diversas reações ocorrem durante a movimentação de um trem, mas outras explicações ficam para uma próxima vez...

    Attachment image
    Source(s): - Física Dinâmica
  • Silas
    Lv 6
    7 years ago

    ele segue os trilhos.

    quanto a uma roda rodar mais q a outra ou uma patina, ou devido a força centrifuga, o trem é jogado para o lado de fora da curva, ficando a roda externa com a borda encostada (que impede de sair dos trilhos) (onde a circunferencia é um pouco maior e compensa o efeito q teria o diferencial, aumentando a velocidade)

    e a interna com o outro lado com raio menor.(ao contrario da outra roda e diminuindo a velocidade)

  • Joel
    Lv 7
    7 years ago

    É igual nos desenhos animados um cidadão vai lá puxa uma alavanca e o trem faz a curva (PUTZ)

  • 7 years ago

    ou o trilho faz a curva, ou são usados mecanismos tipo esse: http://www.youtube.com/watch?v=BrbMJtOUhpU ...

  • ?
    Lv 7
    7 years ago

    O trem acompanha o trilho ser o trilho vai fazer uma curva o trem vai seguir essa curva

Still have questions? Get answers by asking now.